quarta-feira, 18 de maio de 2011

The Corporation

O filme visionado, “The Corporation” retrata várias ideias da actualidade, verificando-se vários problemas existentes no mesmo. Os principais causadores dos temas reflectidos no filme são as corporações.
Alguns dos temas existentes no filme explicam de forma bastante elucidativa a actualidade, por exemplo, chegar ao ponto em que as pessoas têm que pagar a água da chuva, beber leite contaminado, explorar a mão - de – obra, a poluição dos rios, entre outros. Os meios mais importantes para denunciar estes temas tratados no filme, são a globalização e os meios de comunicação, pois sem estes era muito complicado as pessoas terem noção dos problemas que estão a acontecer.
Existem varias situações que o filme descreve na realidade, por exemplo, explorar a mão – de – obra. Na realidade a mão – de – obra é muitas vezes explorada, e esse feito havia de mudar. Outro exemplo que está retratado no filme, é a poluição dos rios, que actualmente também acontece, pois muitas pessoas não pensam antes de agir, ou seja, não pensam que ao poluir estão a estragar o planeta.
O que mais me chamou á atenção no filme foi quando referiram que as pessoas estão a beber leite contaminado e ter que pagar a água da chuva. Estes dois temas chocaram-me pois, ambos são prejudiciais para a saúde, pois quando se bebe leite contaminado as pessoas ficam doentes e podem até morrer, e pagar a água da chuva também, pois quem não tem possibilidades financeiras não pode pagar, por conseguinte as pessoas acabam por ficar desidratadas. Ninguém tem o direito de cobrar seja o que for pela água da chuva, pois é um bem público a que todos devem de ter acesso.
Através do filme verificou-se que a comunicação é muito importante, pois sem ela não poderia alertar o mundo para aquilo que está a acontecer.
Se não existisse comunicação ninguém saberia que viviam pessoas a beber leite contaminado.
No filme não está presente o Preâmbulo da Declaração dos Direitos Humanos, pois não respeitam o Preâmbulo. Os direitos humanos são constantemente desrespeitados e verifica-se isso ao longo do filme.
Na minha opinião, ninguém se deve calar quando se vê que o que está a acontecer ao nosso planeta, pois a nossa vida e a vida de futuras gerações depende dele. Não se pode pensar só no presente, pois o futuro ainda virá, tem que se pensar em vidas futuras.
O nosso planeta, a meu ver, é o bem mais precioso que existe, pois precisamos dele para tudo. Ele dá-nos tudo o que precisamos, dá-nos energia, comida, entre outros, e por estas razões é que devemos respeitá-lo como ele nos respeita a nós. Se o poluirmos, de o tratarmos mal, ele faz uma espécie de “vingança”, ou seja, começam a acontecer certas coisas inexplicáveis, por exemplo, inundações, o buraco do ozono fica pior, entre muitos, e isto acontece devido às acções humanas. Se não queremos a nossa vida estragada, não podemos estragar a vida de gerações futuras, estragando o nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário