quarta-feira, 18 de maio de 2011

Auto-retrato

Autobiografia

Batatas cozidas, nem pintadas
Odeio ver-vos no prato
Não vos quero por nada
Nem que se vistam de palhaço.


Cuidas-te sempre de mim
Fizeste de tudo para não me faltar nada,
Para a minha vida inteira
Irás ser sempre lembrada.


A vida é o melhor que existe
Sem ela eu não existia,
Para alguns, pode nem ter significado
Para outros é o melhor do mundo.






Preto, eu gosto,
É a cor da escuridão,
Perco-me no meio dela
Ninguém sabe onde estou
Quem sabe… se me encontrarão.


Novembro, mês que faz frio
Mês em que vim ao mundo
Mês em que recebi a minha caneta de penas,
Mês de festa e alegria


“A menina que ninguém queria”
Livro que me fez chorar
Lembro-o a cada dia
E para sempre irá ficar.


“Marcas do passado”
Música que me faz pensar
Acompanha-me sempre para onde vou
E em meu pensamento irá sempre ficar.



Filme espectacular
Que me lembro sempre
Filme de arrasar
Espelhos, é mesmo a matar.


Frase que me faz pensar
Mesmo eu tendo um curso superior
 Nunca é garantido eu trabalhar.

Caixa de Pandora

“A caixa de Pandora”
Resumo

Coloca-se a pergunta se Deus é bom porque existe tanto mal?
Existem vários mitos sobre esta pergunta, entre muitos temos “A caixa de Pandora” entre os gregos.
Tudo começa com Prometeu, quando este resolve roubar o fogo do conhecimento e repartir pelos homens. Zeus odiou a sua atitude e decidiu vingar-se. Prendeu Prometeu a um rochedo para que todos os dias o seu fígado fosse comido pelos abutres, pois o seu fígado regenerava-se. Ainda não satisfeito, Zeus vinga-se de todos os homens que possuíam o fogo do conhecimento, e ordenou ao Deus – Ferreiro que fizesse a mulher. Foi assim criada a Pandora, e Zeus enviou-a para a terra, e esta levou consigo uma caixa que este lhe deu, dizendo-lhe que só poderia ser aberta depois de esta se casar.
Pandora conheceu Epimeteu e casou-se. Epimeteu viajava muito, mas Pandora andava radiante com o seu casamento esquecendo-se da caixa, um certo dia, lembrou-se que a tinha e ficou a observa-la, e começou a ouvir vozes para abrir a caixa e deixar sair. Lá de dentro saiu todo o mal que poderia haver em forma de vermes, que a magoaram. Ouviu de novo outra voz, para deixar sair, Pandora ainda exitou mas acabou por abrir de novo a caixa, saiu ma fada. Zeus enviou na caixa muitos males, egoísmo, crueldade, ciúme, ódio, tudo o que traz infelicidade, e enviou a fada como símbolo da esperança.

The Corporation

O filme visionado, “The Corporation” retrata várias ideias da actualidade, verificando-se vários problemas existentes no mesmo. Os principais causadores dos temas reflectidos no filme são as corporações.
Alguns dos temas existentes no filme explicam de forma bastante elucidativa a actualidade, por exemplo, chegar ao ponto em que as pessoas têm que pagar a água da chuva, beber leite contaminado, explorar a mão - de – obra, a poluição dos rios, entre outros. Os meios mais importantes para denunciar estes temas tratados no filme, são a globalização e os meios de comunicação, pois sem estes era muito complicado as pessoas terem noção dos problemas que estão a acontecer.
Existem varias situações que o filme descreve na realidade, por exemplo, explorar a mão – de – obra. Na realidade a mão – de – obra é muitas vezes explorada, e esse feito havia de mudar. Outro exemplo que está retratado no filme, é a poluição dos rios, que actualmente também acontece, pois muitas pessoas não pensam antes de agir, ou seja, não pensam que ao poluir estão a estragar o planeta.
O que mais me chamou á atenção no filme foi quando referiram que as pessoas estão a beber leite contaminado e ter que pagar a água da chuva. Estes dois temas chocaram-me pois, ambos são prejudiciais para a saúde, pois quando se bebe leite contaminado as pessoas ficam doentes e podem até morrer, e pagar a água da chuva também, pois quem não tem possibilidades financeiras não pode pagar, por conseguinte as pessoas acabam por ficar desidratadas. Ninguém tem o direito de cobrar seja o que for pela água da chuva, pois é um bem público a que todos devem de ter acesso.
Através do filme verificou-se que a comunicação é muito importante, pois sem ela não poderia alertar o mundo para aquilo que está a acontecer.
Se não existisse comunicação ninguém saberia que viviam pessoas a beber leite contaminado.
No filme não está presente o Preâmbulo da Declaração dos Direitos Humanos, pois não respeitam o Preâmbulo. Os direitos humanos são constantemente desrespeitados e verifica-se isso ao longo do filme.
Na minha opinião, ninguém se deve calar quando se vê que o que está a acontecer ao nosso planeta, pois a nossa vida e a vida de futuras gerações depende dele. Não se pode pensar só no presente, pois o futuro ainda virá, tem que se pensar em vidas futuras.
O nosso planeta, a meu ver, é o bem mais precioso que existe, pois precisamos dele para tudo. Ele dá-nos tudo o que precisamos, dá-nos energia, comida, entre outros, e por estas razões é que devemos respeitá-lo como ele nos respeita a nós. Se o poluirmos, de o tratarmos mal, ele faz uma espécie de “vingança”, ou seja, começam a acontecer certas coisas inexplicáveis, por exemplo, inundações, o buraco do ozono fica pior, entre muitos, e isto acontece devido às acções humanas. Se não queremos a nossa vida estragada, não podemos estragar a vida de gerações futuras, estragando o nosso planeta.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carta de Reclamação

Alexandra Maria da Rocha Ribeiro
Atei, Mondim de Basto
4880-052

Câmara Municipal de Mondim de Basto
Praça do Município

Mondim de Basto, 13 de Janeiro de 2011

Assunto: Reparação do pavimento da via publica

  No passado dia 10 de Janeiro, circulava com destino a Celorico de Basto e passando pela vila de Mondim de Basto, reparei que havia imensos buracos na estrada, e como não poderia ir em sentido contrário tive de passar por cima desses mesmos buracos com o meu carro. Passando por cima dos buracos furei o pneu do meu automóvel, pois esses buracos continham pregos. Ficarei com um prejuízo de 100€ pois tenho de comprar um pneu novo.

  Perante o acontecimento, estou á espera de um pneu novo para o meu carro.

   Solicito que tenham mais cuidado com os materiais, que não os deixem espalhados pela rua. Sugiro que cubram o pavimento, para não acontecer de novo o ocorrido acima descrito. E espero o reembolso do pneu, visto que eu não tenho culpa de o pavimento estar anormal e de ter pregos no mesmo. Caso não aconteça o reembolso pedido, serei obrigada a levar o caso a tribunal.

Sem outro assunto de momento,          



Alexandra Mª Rocha Ribeiro